Biofeedback

O Biofeedback é uma ferramenta terapêutica que permite aos indivíduos desenvolver a capacidade de autorregulação. Por meio de instrumentos supersensíveis e computadorizados, são medidos dados fisiológicos como temperatura, tensão muscular, ritmo cardíaco, metabolismo e padrão elétrico do cérebro. Os instrumentos convertem essas informações em sinais facilmente compreensíveis pelo cérebro, possibilitando um treinamento focado no aumento da capacidade de realização voluntária de uma série de funções orgânicas, até então fora de nosso controle consciente.

biofeedback 4 1
Biofeedback

A PotencialMente trabalha com 5 modalidadades de Biofeedback:

  • GSR biofeedback: capta a resposta galvânica da pele ou a resposta de condutância da pele. Recomendado para controle de estresse, dessensibilização a estímulos geradores de medo e aumento da inteligência emocional.

 

  • Biofeedback termal: capta variações na temperatura das extremidades, medindo o fluxo sanguíneo através dos pequenos vasos capilares da pele em regiões distais. Nessa técnica, o sensor também pode ser acoplado nas pontas dos dedos. Recomendada para pessoas que querem aprender a relaxar, na melhora da resistência a certos tipos de enxaqueca e também em treinamento para superação de distúrbios vasculares específicos.

 

  • Biofeedback cardiovascular ou biofeedback da Variabilidade de Frequência Cardíaca (VFC): Essa técnica de biofeedback trabalha com respostas captadas a partir dos batimentos cardíacos. É uma forma fácil e não invasiva de aumentar a oxigenação do sangue, exercitar o coração para maior adaptabilidade as demandas ambientais e gerenciar sintomas relacionados a diferentes estados psicológicos como estresse, ansiedade e depressão.

 

  • EEG Neurofeedback: Essa modalidade de biofeedback ocorre através do monitoramento de ondas elétricas cerebrais. O treinamento com neurofeedback, através da modificação consciente destes padrões, tem apresentado alta taxa de sucesso no gerenciamento de sintomas de diversos transtornos orgânicos e psicológicos, incluindo depressão, transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade (DDA, TDA, TDAH), transtornos de ansiedade (como síndrome do pânico e transtorno de estresse pós-traumático), epilepsia, tinnitus, tourette, espectro autista, dentre outros. O EEG neurofeedback é uma técnica muito usada com atletas, artistas e executivos na busca de estados de alto desempenho, criatividade e tomada de decisões.

 

  • HEG Neurofeedback: Essa modalidade de biofeedback ocorre através do monitoramento da dinâmica do fluxo sanguíneo e metabolismo de oxigênio em regiões cerebrais, trazendo inidicadores quanto à ativação destas regiões. Sua aplicabilidade tem sido testada no tratamento complementar de enxaqueca do tipo migrânea, transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade (DDA, TDA, TDAH), espectro autista, esquizofrenia e perforrmance, para atingir e manter altos níveis de desempenho cognitivo.
Biofeedback coração 1
cardíaco 750x371 1
heart-math-emwave-biofeedback-device-focus-stress